
Categoria: Artigos
Data: 12/12/2023
O evangelho de João foi escrito no final do primeiro século para provar que Jesus é verdadeiramente Deus sem deixar de ser verdadeiramente homem. João seleciona sete declarações de Jesus para comprovar que ele é Deus, uma vez que tem os mesmos atributos de Deus. Jesus é o pão da vida (Jo 6.35), a luz do mundo (Jo 8.12), a porta (Jo 10.9), o bom pastor (Jo 10.11), a ressurreição e a vida (Jo 11.25), o caminho, e a verdade, e a vida (Jo 14.6) e a videira verdadeira (Jo 15.1).
Como o pão da vida, quem dele se alimenta nunca mais terá fome. Como a porta das ovelhas, quem entra por ele encontra liberdade, salvação e provisão. Como o bom pastor, Jesus deu a vida pelas suas ovelhas para que elas pudessem viver eternamente. Como a ressurreição e a vida, Jesus morreu e foi sepultado. Entrou nas entranhas da morte, arrancou o aguilhão da morte, matou a morte e ressurgiu, inaugurando a imortalidade.
Como o caminho, Jesus é a única via de acesso a Deus. Como a verdade, Jesus é o conteúdo que devemos crer. Como a vida, Jesus é a essência do que devemos ser. Como a videira verdadeira, Jesus é o tronco onde fomos enxertados para frutificar. Jesus é o grande Eu Sou. Ele é Deus de Deus, luz de luz, coigual, coeterno e consubstancial com o Pai.